Bem Vindo

Seja Bem Vindo ao Nosso Blog

Home Assembléia de DEUS

Assembléia de DEUS

Aqui Você Poderá Conhecer um Pouquinho da Nossa Igreja, e Ficar por Dentro das Nossas Novidades.

Assembléia de DEUS Assembléia de DEUS

CPAD FM

Confira Também Nossa Rádio, Rádio CPAD FM

CPAD FM CPAD FM

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Governador inaugura Banco de Sementes para 6 mil agricultores






Cerca de seis mil agricultores familiares e assentados da reforma agrária serão beneficiados com a inauguração, nesta quarta-feira (27), às 16hs, do Banco Mãe de Sementes, no município de Lagoa Seca. O Banco, que será inaugurado pelo governador Ricardo Coutinho, vai atender 16 municípios polarizados por Campina Grande e que compõem o Pólo Sindical da Borborema.
Serão armazenadas sementes de feijão, milho e fava. O prédio dispõe de um galpão com capacidade para 20 toneladas de sementes, um almoxarifado, escritório e sala de aula. Além disso, contará com um centro de atividades múltiplas, alojamento para 30 pessoas, refeitório e cozinha.
Numa segunda etapa será construída uma cobertura móvel na quadra existente para secagem de sementes e realização de atividades culturais. Em seguida, serão realizadas obras hídricas para abastecimento de água e calçamento das vias de acesso.
O secretário Estadual do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca, Marenilson Batista da Silva, que acompanhará o governador na solenidade, disse que o Estado atende uma reivindicação antiga dos agricultores que precisavam de um espaço para armazenar suas sementes. “Será um espaço concebido não apenas para armazenamento de sementes, mas também para funcionar como um centro de formação para os agricultores. O objetivo é preservar e propagar o banco genético das sementes crioulas”, afirma Marenilson.
Através do Banco de Sementes, o Governo do Estado pretende estimular o uso de tecnologias apropriadas à convivência no semiárido. É uma alternativa para preservação das sementes nativas de cada região, as chamadas sementes crioulas. Ainda dará mais autonomia aos agricultores, que terão as sementes à disposição no momento em que necessitarem.
“O governador Ricardo Coutinho determinou que o apoio ao agricultor familiar é prioridade. Nós queremos que esse agricultor possa obter renda e ganhar dinheiro com aquilo que sabe fazer, sem precisar sair do campo”, disse o secretário Estadual da Agricultura Familiar,  Alexandre Eduardo de Araújo.
Para ele, o Banco de Sementes será um instrumento importante para a sustentabilidade da agricultura familiar. “Será um espaço para ampliar os conhecimentos dos agricultores na troca de experiências”, diz.
Coordenador do Pólo Sindical da Borborema, o agricultor Nelson Anacleto Pereira, aplaudiu a criação do Banco Mãe de Sementes. “É um desejo antigo. A nossa esperança é que esse equipamento possa fortalecer nossas ações que são desenvolvidas dentro do Território da Borborema. Isso vai garantir às nossas famílias agricultoras melhores condições de vida e autonomia”, avalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador de Visitas