Bem Vindo

Seja Bem Vindo ao Nosso Blog

Home Assembléia de DEUS

Assembléia de DEUS

Aqui Você Poderá Conhecer um Pouquinho da Nossa Igreja, e Ficar por Dentro das Nossas Novidades.

Assembléia de DEUS Assembléia de DEUS

CPAD FM

Confira Também Nossa Rádio, Rádio CPAD FM

CPAD FM CPAD FM

terça-feira, 10 de maio de 2011

Algumas Consequências da Morte de Osama Bin Laden



 1- Aumento da popularidade do presidente americano Barack Obama 

Depois de toda a empolgação com a vitória de Barack Obama nas eleições presidenciais de 2008, o povo americano estava ficando desanimado de novo e a popularidade do presidente andava em baixa. O país enfrenta uma crise financeira e o governo não tem conseguido resultados na luta contra o desemprego.

“Obama ainda enfrenta forte objeção no congresso pelos republicanos, que estão crescendo e ficando mais poderosos”, explica Gilberto Marone, professor de História do curso Anglo. Essa situação exigia uma vitória que empolgasse os americanos, já que novas eleições se aproximam. Assim, a morte de Bin Laden veio em boa hora. Uma pesquisa realizada pela Reuters e pelo instituto Ipsos mostrou que já está dando resultado:

39% dos entrevistados disseram que o episódio fez com que passassem a ver o presidente Obama de forma mais positiva e 42% deles estão acreditando mais na sua capacidade de combater o terrorismo. “A morte de Osama passou a imagem de que tudo acabou: a Al Qaeda, o terrorismo, a Guerra no Afeganistão”, diz Marone. Resta saber se esse efeito positivo será duradouro. A professora de Relações Internacionais da Unifesp Cristina Pecequilo acredita que ele tenderá a desaparecer ao longo dias e o povo americano logo voltará a se concentrar nos problemas que ainda precisam ser resolvidos. 


2- Fortalecimento de fundamentalistas islâmicos

Se o governo americano sai de fortalecido de um lado, a morte de Bin Laden pode também fortalecer o outro extremo: os fundamentalistas islâmicos. Afinal, para eles o terrorista morreu como mártir agredido pelo imperialismo americano lutando pela causa de Alá. É a forma como todo fundamentalista numa guerra santa deseja morrer e, segundo sua crença, resulta na passagem direta para o paraíso. “Isso pode trazer como consequência o fortalecimento de organizações islâmicas fundamentalistas como a Irmandade Muçulmana que, num processo democrático, podem obter vitórias em estados onde ditadores – antigos aliados dos EUA e Europa – estão sendo derrubados”, completa o professor Marone.

3- Protestos de muçulmanos em países onde são minoria

A morte de Bin Laden pode provocar reações contra o imperialismo ocidental por parte de imigrantes e descendentes de muçulmanos que sofrem com a discriminação e o desemprego em países ocidentais como Itália, França e Inglaterra, acredita o professor Marone. Ele acha que podem ocorrer agitações de separatistas muçulmanos da Caxemira e também na China, onde existe uma minoria étnica muçulmana uigur no oeste que se diz discriminada econômica e politicamente.

4- A Al Qaeda fica furiosa

Nada de achar que a morte do fundador da Al Qaeda irá enfraquecê-la. Até porque Bin Laden já nem ocupava mais a posição de principal líder na prática. “A Al Qaeda já é uma organização mutante, com outros líderes e outras células mais ativas, e continuará assim. Ela nunca irá se desmantelar porque não se centralizava no Bin Laden”, diz a professora Cristina.  Tanto é que os serviços de segurança pelo mundo estão em alerta contra eventuais ataques em represália.

5- O novo terrorista mais procurado pelo FBI

O posto de terrorista que vale a maior recompensa pelo FBI agora é do egípcio Ayman al-Zawahiri, braço-direito de Bin Laden e provável novo líder da Al Qaeda. Informações que levem à sua captura valem US$ 25 milhões, mesmo valor que estava sendo oferecido pela cabeça de Bin Laden. Para os outros da lista, o prêmio não passa de US$ 5 milhões.

6- E a América Latina?

Segundo especialistas, a morte de Bin Laden não deve trazer grandes consequências para a América Latina. Apesar de os Estados Unidos indicarem que haveria células terroristas na Argentina, Brasil e Paraguai, a região passa por período muito mais pacifico que o resto do mundo e não deve ser afetada por esse acontecimento .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador de Visitas