
Ao lado do prefeito da Capital, Luciano Agra, e do chefe de gabinete do Ministério da Saúde, Mozart Júlio Sales, o governador apresentou propostas e elencou as prioridades que deverão garantir a saúde como direito fundamental do ser humano. Segundo Ricardo Coutinho, esta será uma política de Estado, condicionada pelo desenvolvimento humano, econômico e social da população paraibana.
“Aqui em João pessoa, começamos a construir uma política pautada nas responsabilidades do município em relação à saúde. Na nossa gestão, assumimos o compromisso que muitas vezes foi do Estado, como a alta complexidade. Agora é hora do Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, dialogar com as prefeituras para construir uma pedagogia da saúde. Esta é uma estratégia que deve ser efetivada pelo Poder Público”, avaliou o governador.
Ricardo Coutinho ressaltou a importância de políticas públicas como o Pacto pelo Desenvolvimento Social, onde o Governo do Estado disponibiliza recursos no valor de R$ 55 milhões para serem empregados nas áreas de saúde e educação. “A idéia é formar uma parceria entre Estado e Municípios, visando apenas o atendimento de objetivos alinhados com o interesse público e a melhoria das condições de vida da população”, destacou.
Avanços – Em sua fala, o chefe de gabinete do Ministério da Saúde, Mozart Sales, ressaltou o tema da conferência ‘Todos usam SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública e Patrimônio do Povo Brasileiro’ e elogiou os 21 anos de atuação do Sistema. “Temos o maior sistema de política setorial do mundo. Em 1988, com a Constituição Federal, conquistamos a mudança de conceito da seguridade social, que deixou de ser seguro para quem paga, para hoje ser uma seguridade integral”.

Conferência – Durante a Conferência, que ocorre até a manhã deste sábado (16), serão definidas as diretrizes para a atuação e fortalecimento da participação social na perspectiva da plena garantia da implementação do SUS. Todos os participantes poderão sugerir melhorias para o SUS. As diretrizes e propostas com aprovação de, no mínimo, 70% dos membros do grupo farão, automaticamente, parte do Relatório Final.
Também estiveram presentes na abertura da Conferência, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jailson de Sousa, do presidente do Conselho Estadual de Saúde, Antônio Eduardo Cunha e dos secretários de Saúde do Estado e Município, Waldson Sousa e Roseana Meira, respectivamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário